top of page
  • Writer's picturepilliatrijiztecano

Golfinho: saiba mais sobre o animal marinho inteligente



Fatos sobre golfinhos: tudo o que você precisa saber sobre esses incríveis mamíferos marinhos




Os golfinhos estão entre os animais mais fascinantes da Terra. Eles não são apenas fofos e amigáveis, mas também altamente inteligentes e adaptáveis. Eles podem ser encontrados em todos os oceanos e alguns rios ao redor do mundo, vivendo em diferentes habitats e exibindo diferentes comportamentos.




dolphin




Neste artigo, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre esses incríveis mamíferos marinhos, como o que são, onde vivem, o que comem, como se comunicam e como se reproduzem. Vamos mergulhar!


O que são golfinhos?




Os golfinhos são cetáceos de dentes pequenos que pertencem à ordem Odontoceti, que inclui cerca de 44 espécies de baleias dentadas. Os cetáceos são mamíferos aquáticos que têm um corpo aerodinâmico, uma cauda horizontal e um respiradouro no topo da cabeça para respirar o ar. Os odontocetos se distinguem das baleias de barbatanas (Mysticeti) por terem dentes em vez de placas de barbatanas para filtrar o alimento da água.


A evolução dos golfinhos




Os golfinhos evoluíram de mamíferos terrestres que tinham patas e cascos há cerca de 50 milhões de anos. Eles estão relacionados aos ungulados modernos, como vacas, porcos e veados. Eles gradualmente se adaptaram à vida na água, perdendo o pelo, desenvolvendo nadadeiras e barbatanas e movendo as narinas para o topo da cabeça. Eles também desenvolveram a ecolocalização, um sistema de produção e recepção de sons de alta frequência que lhes permite navegar e caçar em águas escuras ou turvas.


A anatomia dos golfinhos




Os golfinhos têm várias características que os tornam adequados para a vida aquática. Eles têm um bico curvo ou rostro que contém dentes cônicos para agarrar e rasgar suas presas. Eles têm uma barbatana dorsal nas costas que os ajuda a se equilibrar e se orientar na água. Eles têm nadadeiras peitorais nas laterais que os ajudam a manobrar e controlar sua velocidade. Eles têm barbatanas de cauda no final do corpo que os impulsionam para frente, movendo-se para cima e para baixo.


Os golfinhos também têm uma camada de gordura sob a pele que lhes fornece isolamento e flutuabilidade. Eles têm um cérebro complexo que é mais dobrado que o dos humanos, indicando um alto nível de inteligência e cognição. Eles têm um coração de quatro câmaras que bombeia o sangue por todo o corpo. Possuem um sistema respiratório que lhes permite respirar o ar através do respiradouro, que se fecha quando mergulham debaixo d'água. Eles podem prender a respiração por até 15 minutos ou mais, dependendo da espécie.


Onde os golfinhos vivem?




Os golfinhos são encontrados em todos os oceanos e alguns rios ao redor do mundo. Eles vivem em diferentes habitats, como águas tropicais, temperadas, polares, costeiras e pelágicas. Eles podem tolerar uma ampla gama de temperaturas e salinidades, mas preferem águas mais quentes e salgadas. Eles podem mergulhar a profundidades de até 300 metros ou mais, dependendo da espécie.


Os tipos de golfinhos




Existem 36 espécies de golfinhos oceânicos e 8 espécies de botos fluviais. Os golfinhos oceânicos são mais diversos e difundidos do que os golfinhos fluviais, que estão restritos a habitats de água doce na Ásia e na América do Sul. Os golfinhos oceânicos variam em tamanho, forma, cor e comportamento. Alguns exemplos são:


  • O golfinho-roaz (Tursiops truncatus), que é a espécie de golfinho mais comum e conhecida. Tem corpo cinza, bico curto e barbatana dorsal proeminente. Pode crescer até 4 metros de comprimento e pesar até 650 quilos. É encontrado em águas temperadas e tropicais em todo o mundo. É altamente inteligente, social e brincalhão. Pode formar grupos de até várias centenas de indivíduos ou mais.



  • A orca ou orca (Orcinus orca), que é a maior e mais poderosa espécie de golfinho. Tem um corpo preto com manchas brancas no peito, barriga, área dos olhos e barbatana dorsal. Pode crescer até 9 metros de comprimento e pesar até 9 toneladas. É encontrado em todos os oceanos, desde os pólos até os trópicos. É altamente inteligente, social e cooperativo. Pode formar grupos de até 40 indivíduos ou mais.



  • O golfinho-rotador (Stenella longirostris), que é uma das menores e mais acrobáticas espécies de golfinhos. Tem um corpo cinza escuro com listras brancas nas laterais e na barriga. Tem um bico longo e um corpo esguio. Pode crescer até 2 metros de comprimento e pesar até 80 quilos. É encontrado em águas tropicais e subtropicais em todo o mundo. É altamente social e enérgico. Pode formar cardumes de até vários milhares de indivíduos ou mais.



  • O boto ou boto (Inia geoffrensis), que é uma das espécies de golfinhos mais incomuns. Tem um corpo rosa com manchas ou manchas cinzentas. Tem um bico longo com dentes semelhantes a molares para esmagar presas de casca dura. Pode crescer até 2,5 metros de comprimento e pesar até 185 quilos. É encontrado nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco na América do Sul. É altamente inteligente, curioso e amigável. Pode formar grupos de até 10 indivíduos ou mais.



  • O golfinho Irrawaddy (Orcaella brevirostris), que é uma das espécies de golfinhos mais ameaçadas. Tem corpo cinza com barriga branca e cabeça redonda sem bico. Tem uma pequena barbatana dorsal e nadadeiras grandes. Pode crescer até 2,7 metros de comprimento e pesar até 200 quilos. É encontrado em habitats costeiros e de água doce no sudeste da Ásia e na Austrália. É altamente inteligente, social e tímido. Pode formar grupos de até 15 indivíduos ou mais.



O estado de conservação dos golfinhos




Os golfinhos enfrentam muitas ameaças de atividades humanas, como caça, pesca, poluição, mudança climática e perda de habitat. Algumas espécies estão ameaçadas ou criticamente ameaçadas, enquanto outras são menos preocupantes ou carecem de dados. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), algumas das espécies de golfinhos mais ameaçadas são:


Espécies


Status


Ameaças


Vaquita (Phocoena sinus)


Criticamente em Perigo


Captura incidental em redes de emalhar ilegais para peixes totoaba no Golfo da Califórnia.


Golfinho do rio Ganges (Platanista gangetica)


Ameaçadas de extinção


Caça ilegal de óleo e carne, emaranhamento em artes de pesca, degradação e fragmentação do habitat e poluição da água nos sistemas dos rios Ganges e Brahmaputra.


Golfinho do rio Indo (Platanista menor)


Ameaçadas de extinção


Caça ilegal de óleo e carne, emaranhamento em artes de pesca, degradação e fragmentação do habitat e poluição da água no sistema do rio Indo.


Golfinho corcunda do Atlântico (Sousa teuszii)


Criticamente em Perigo


Caça para carne e óleo, captura acidental em redes de pesca, perda e degradação de habitat e tráfego de barcos no leste do Oceano Atlântico.


Toninha sem barbatanas do Yangtze (Neophocaena asiaeorientalis ssp. asiaeorientalis)


Criticamente em Perigo


Sobrepesca, captura acidental em equipamentos de pesca, perda e degradação de habitat, tráfego de barcos e poluição da água no sistema do rio Yangtze.


O que os golfinhos comem?


Os golfinhos são predadores carnívoros que se alimentam principalmente de peixes e lulas. Eles usam a ecolocalização para localizar e capturar suas presas. Eles também cooperam com outros golfinhos ou outros animais para caçar com mais eficiência.


O Comportamento Alimentar dos Golfinhos




Os golfinhos têm diferentes estratégias de alimentação, dependendo de suas espécies e habitat. Alguns exemplos são:


  • Alimentação com rede de bolhas: alguns golfinhos, como os golfinhos jubarte e as orcas, criam um anel de bolhas ao redor de um cardume de peixes para prendê-los. Então eles nadam pelas bolhas e pegam os peixes com a boca.



  • Bater peixes: Alguns botos, como os roazes e os botos-tucuxi, usam as barbatanas da cauda para atingir os peixes e atordoá-los. Então eles pegam os peixes e os comem.



  • Alimentação encalhada: Alguns golfinhos, como os golfinhos-nariz-de-garrafa e os golfinhos-corcunda do Indo-Pacífico, perseguem peixes em águas rasas ou lodaçais. Em seguida, eles deslizam para a margem e agarram o peixe com a boca.



  • Pesca cooperativa: Alguns golfinhos, como os golfinhos-nariz-de-garrafa e os golfinhos-rotadores, trabalham em conjunto com outros golfinhos ou outros animais, como tubarões, atuns ou aves marinhas, para agrupar os peixes em uma bola compacta.Em seguida, eles se revezam para se alimentar dos peixes.



A digestão dos golfinhos




Os golfinhos têm um estômago com várias câmaras que os ajuda a digerir a comida de forma rápida e eficiente. Eles também têm uma alta taxa metabólica que lhes permite consumir até 10% de seu peso corporal por dia. Eles engolem a comida inteira ou em pedaços grandes, sem mastigar. Eles digerem seus alimentos em três etapas:


  • A primeira câmara é o estômago, onde o alimento é armazenado e amaciado por enzimas.



  • A segunda câmara é o estômago principal, onde o alimento é decomposto por ácidos e enzimas.



  • A terceira câmara é o estômago pilórico, onde o alimento é posteriormente digerido e absorvido pelos intestinos.



Como os golfinhos se comunicam?


Os golfinhos são animais altamente sociais que se comunicam usando sons, linguagem corporal e toque. Eles têm um sistema vocal complexo que inclui cliques, assobios e guinchos. Eles também têm um rico repertório de gestos, posturas e expressões.


A linguagem dos golfinhos




Os golfinhos usam diferentes sons para diferentes propósitos, como ecolocalização, navegação, identificação, socialização e emoção. Os cientistas debateram se os golfinhos têm uma linguagem verdadeira ou não. Alguns pesquisadores afirmam que os golfinhos têm uma sintaxe e uma gramática sofisticadas que lhes permitem transmitir ideias complexas e abstratas. Outros argumentaram que os golfinhos têm um sistema de comunicação simples baseado em associações e contextos.


Algumas evidências que apóiam a hipótese da linguagem são:


  • Os golfinhos podem produzir assobios exclusivos para cada indivíduo e podem ser usados para identificar a si mesmos e aos outros.



  • Os golfinhos podem imitar os sons de outros golfinhos e outros animais, como humanos, pássaros e baleias.



  • Os golfinhos podem entender gestos e palavras humanas e podem aprender idiomas artificiais, como o Yerkish baseado em apito ou o Lexigram baseado em teclado.



Algumas evidências que desafiam a hipótese da linguagem são:


  • Os golfinhos não parecem ter uma estrutura ou ordem consistente em suas vocalizações.



  • Os golfinhos não parecem usar seus sons para se referir a objetos ou eventos que não estão presentes ou não são relevantes.



  • Os golfinhos não parecem ter uma maneira de fazer perguntas ou negar afirmações.



A inteligência dos golfinhos




Os golfinhos estão entre os animais mais inteligentes da Terra. Eles têm uma grande proporção cérebro-corpo, autoconsciência, habilidades de resolução de problemas, memória, habilidades de aprendizado e cultura. Eles também podem demonstrar empatia, altruísmo, cooperação e criatividade. Alguns exemplos de sua inteligência são:


  • Os golfinhos podem se reconhecer em espelhos e usá-los para inspecionar seus corpos.



  • Os golfinhos podem usar ferramentas, como esponjas, para proteger seus bicos de pedras ou conchas afiadas.



  • Os golfinhos podem resolver quebra-cabeças, como abrir fechaduras ou caixas com recompensas dentro.



  • Os golfinhos podem lembrar e reconhecer indivíduos mesmo após anos de separação.



  • Os golfinhos podem aprender uns com os outros e transmitir seus conhecimentos e habilidades para seus filhos e colegas.



  • Os golfinhos podem cooperar uns com os outros e com outras espécies, como humanos, peixes ou pássaros.



  • Os golfinhos podem inventar novos jogos e comportamentos, como soprar anéis de bolhas ou surfar ondas.



Como os golfinhos se reproduzem?


Os golfinhos são animais polígamos que acasalam com múltiplos parceiros ao longo de suas vidas. Eles têm um longo período de gestação de 9 a 17 meses, dependendo da espécie. Eles dão à luz um único filhote que fica com a mãe por vários anos.


O comportamento de acasalamento dos golfinhos




Os golfinhos usam vários comportamentos para atrair e cortejar parceiros em potencial, como pular, esfregar, morder, perseguir e vocalizar. Eles também exibem dimorfismo sexual e seleção sexual em algumas espécies. Por exemplo, os golfinhos nariz-de-garrafa machos têm barbatanas dorsais maiores e bicos mais longos do que as fêmeas, enquanto as orcas fêmeas têm barbatanas dorsais maiores e nadadeiras peitorais mais longas do que os machos.Alguns golfinhos também têm preferências de acasalamento com base na idade, tamanho ou personalidade.


O cuidado parental dos golfinhos




Os golfinhos formam laços fortes com seus filhotes e fornecem proteção, orientação e educação. Eles também os amamentam com leite de suas glândulas mamárias por até dois anos ou mais. A mãe golfinho carrega o filhote em seu turbilhão, uma região de pressão de água reduzida atrás de sua barbatana dorsal, para ajudá-lo a nadar e economizar energia. O golfinho pai pode ou não ficar com a mãe e o filhote, dependendo da espécie e da estrutura social. O bezerro aprende com seus pais e outros membros do grupo como caçar, se comunicar e se socializar.


Conclusão




Os golfinhos são mamíferos marinhos incríveis que possuem muitas características e habilidades notáveis. Eles são cetáceos de dentes pequenos que evoluíram de mamíferos terrestres há cerca de 50 milhões de anos. Eles têm um corpo aerodinâmico, um espiráculo, nadadeiras, barbatanas e ecolocalização. Eles vivem em todos os oceanos e alguns rios ao redor do mundo, em diferentes habitats e climas. Eles são diversos e adaptáveis, com 44 espécies de baleias dentadas. Eles estão em perigo ou ameaçados por atividades humanas, como caça, pesca, poluição, mudança climática e perda de habitat.


Os golfinhos são predadores carnívoros que se alimentam principalmente de peixes e lulas. Eles usam ecolocalização e cooperação para caçar com mais eficiência. Eles têm um estômago com várias câmaras e uma alta taxa metabólica para digerir seus alimentos rapidamente. Os golfinhos são animais altamente sociais que se comunicam com sons, linguagem corporal e toque. Eles têm um sistema vocal complexo que pode ou não ser uma língua verdadeira. Eles têm um cérebro grande e um alto nível de inteligência e cognição. Eles podem se reconhecer em espelhos, usar ferramentas, resolver quebra-cabeças, lembrar-se de indivíduos, aprender com os outros, cooperar com os outros e inventar novos jogos.


Os golfinhos são animais polígamos que acasalam com múltiplos parceiros ao longo de suas vidas.Eles têm um longo período de gestação e dão à luz um único filhote que fica com a mãe por vários anos. Eles usam vários comportamentos para atrair e cortejar parceiros em potencial. Eles formam fortes laços com seus filhos e fornecem proteção, orientação e educação.


Os golfinhos são animais verdadeiramente incríveis que merecem nosso respeito e admiração. Eles não são apenas fofos e amigáveis, mas também altamente inteligentes e adaptáveis. Eles podem nos ensinar muitas coisas sobre a vida no oceano e na Terra.


perguntas frequentes




  • P: Quanto tempo vivem os golfinhos?



  • R: Os golfinhos podem viver de 20 a 80 anos, dependendo da espécie. A expectativa de vida média de um golfinho-nariz-de-garrafa é de cerca de 40 anos.



  • P: Quão rápido os golfinhos podem nadar?



  • R: Os golfinhos podem nadar a velocidades de até 55 km/h ou mais, dependendo da espécie. O golfinho mais rápido é o golfinho comum, que pode atingir velocidades de até 65 km/h.



  • P: Como os golfinhos dormem?



  • R: Os golfinhos dormem descansando uma metade do cérebro de cada vez, mantendo a outra metade acordada. Isso permite que eles respirem, nadem e fiquem atentos a predadores ou outros perigos. Eles geralmente dormem por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia.



  • P: Quantos dentes têm os golfinhos?



  • R: Os golfinhos têm entre 40 a 260 dentes dependendo da espécie. O golfinho nariz-de-garrafa tem cerca de 80 a 100 dentes, enquanto a orca tem cerca de 40 a 56 dentes.



  • P: Qual é o tamanho dos golfinhos?



  • R: Os golfinhos variam em tamanho de 1,2 metros a 9 metros, dependendo da espécie. O menor golfinho é o golfinho de Maui, que tem cerca de 1,2 metros de comprimento e pesa cerca de 50 quilos. O maior golfinho é a orca, que tem cerca de 9 metros de comprimento e pesa até 9 toneladas.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Baixe o real boxing 2 mod apk offline

Baixar Real Boxing 2 Mod APK offline: um guia para fãs de boxe Se você é fã de jogos de boxe, já deve ter ouvido falar Boxe Real 2, um dos simuladores de boxe mais populares e realistas para dispositi

bottom of page